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Inspeções na mineração: a importância de um sistema auxiliar

By 5 de junho de 2020janeiro 10th, 2023No Comments

No ramo de mineração, inspeções frequentes e seu controle são necessários para o cumprimento de normas e regulações. Saiba como um sistema pode ajudar sua empresa nisso.

mineração
No caminho para a estabilidade operacional, as inspeções realizadas periodicamente são considerações fundamentais na gestão das atividades  no setor de mineração.
A Tecnologia da Informação (TI) pode ajudar as organizações, a aumentar a eficiência dos processos e melhorar a produtividade. Veja como a implementação de sistemas especializados podem equipá-los com a inteligência necessária para permanecer globalmente competitivas.
Inspeções regulares no setor de mineração
As inspeções são realizadas em intervalos periódicos, onde são gerados relatórios regulares para a ANM. Essas medidas buscam identificar eventuais problemas técnicos, a fim de propor o reparo ou acionar verificações mais minuciosas, focada especificamente no problema identificado – quando necessário.
As citadas inspeções regulares compõem-se de, no caso do ANM:
a) Ficha de inspeção regular;
b) Relatório de inspeção regular;
c) Extrato de inspeção regular e
d) Declaração de condição de estabilidade.
Importância de um sistema auxiliar
A automatização e integração de dados é um importante facilitador em qualquer gestão. Isso quer dizer que, quanto mais tempo as empresas de mineração demoram para integrar e agregar manualmente a informação, menos valor é provável que a informação tenha antes de poder ser utilizada.
Olhar para os dados históricos tem valor, mas porque não olhar para a situação atual enquanto ainda há uma oportunidade de influenciar os resultados? Para não mencionar que existe uma elevada probabilidade de erro nos processos.
A automatização da integração de dados tem se tornado cada vez mais essencial na elaboração de documentos e relatórios de inspeção. Para isso, é preciso envolver primeiro a centralização e automatização dos seus relatórios diários, semanais e mensais.
Centralizar os dados operacionais
Um dos principais desafios no setor de mineração é o uso de diferentes base de dados. Nesse caso, a utilização de um sistema consistente em integrar as informações  todos os departamentos.
Ou seja, o conjunto de informações envolvidos nos processos, a experiência do usuário para a elaboração de relatórios, análise e conformidade devem seguir o padrão estabelecido pelas agências reguladoras, pode estar reunidos num mesmo ponto de acesso.
Otimizar o fluxo da operação
As organizações de mineração estão a perceber os benefícios da automação em termos de melhoria da produtividade, maior eficiência e maior segurança. Isto traduz-se numa maior confiança na tecnologia, por meio da gestão das operações em diversos locais a partir das informações centralizadas.
Para que, o fluxo de trabalho seja eficaz, é crucial assegurar que um sistema orquestre todas as atividades, em seu tempo, em todas as áreas.
O sistema  escolhido deve fornecer alertas automáticos que podem  iniciar processos com ações corretivas. O quadro de integração deverá ligar os setores. Um plano de integração eficiente garantirá a coerência das informações, proporcionando uma interface comum e interativas entre os utilizadores. Isto permite a implementação de regras e políticas empresariais dentro de um processo de negócio, minimizando ruídos de informações, e redundância de atividades.
Baseado na incorporação de diversas características que permitem integrar em uma única solução, vários aspectos do ciclo de vida de grandes empreendimentos (planejamento, implantação e operação) estão envolvidos, veja a seguir uma lista deles:
• Investidores;
• Agentes reguladores;
• Agentes ambientais e fiscalizadores;
• Sociedade;
• Legislação;
• Concorrência.
Estes aspectos reunidos exigem o uso de diversas soluções de software, vários fornecedores e tecnologias muitas vezes não integradas, onerosas e de alto custo.
Nesse artigo em específico falamos sobre a demanda de inspeção, que envolve vários tipos de documentos que são criados dentro da organização e devem ser aplicados, geridos e arquivados entre os membros da equipe, juntamente com funcionalidades avançadas do fluxo de trabalho.
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