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Os parques solares são um setor em rápida expansão no Brasil. A fonte solar fotovoltaica vem batendo recordes em termos de potência e, em 2022, o Brasil fechou o ano com mais de 34 gigawatts (GW) de potência instalada, com projeção de aumento em 42,4% em 2023, conforme a Absolar. No entanto, o setor ainda encontra alguns desafios, como a manutenção das plantas solares

Mesmo que o mercado esteja em franco crescimento, em alguns casos a manutenção de plantas solares ainda é conduzida de forma analógica, o que pode acabar comprometendo a eficácia dos sistemas fotovoltaicos. A tecnologia surge como aliada nesse processo justamente porque permite trabalhar com mais clareza e rigor no segmento, a partir de integrações robustas.

Entre as vantagens do uso da tecnologia na manutenção de plantas solares estão a detecção preventiva de anomalias e a confiabilidade na condução das operações, tendo em vista os mapeamentos de campo completos e a geração de indicadores sólidos por meio dos softwares especializados. 

É disso que falaremos neste conteúdo, mostrando como a tecnologia pode ajudar a fazer um diagnóstico mais confiável no setor de energia renovável. Continue a leitura e veja como aperfeiçoar processos na manutenção de plantas solares.

 

Desafios da manutenção de plantas solares

Alguns desafios frequentes na manutenção de plantas solares são a vasta extensão das áreas de análise e a ausência de registros sólidos das operações. Por exemplo, a manutenção documentada em papel dificulta muito a organização de um histórico completo dos problemas apresentados. Como resultado, fica quase impossível elaborar um plano preventivo adequado, ágil e estratégico. 

Além disso, como as áreas de manutenção são vastas, pode ser complicado localizar a placa solar que precisa de manutenção. Nesse percurso, o time de manutenção sai para execução da OS (ordem de serviço) sem um plano de atendimento que o apoie ou direcione a encontrar o ativo com mais inteligência tecnológica ou visibilidade prévia do roteiro ou rota a ser seguida, o que acaba aumentando  tempo para a resolução do chamado.

Outro desafio comum na manutenção de plantas solares é em relação à expertise dos profissionais envolvidos. Afinal, muitas vezes um operador que já conhece bem determinada área de manutenção acaba deixando a empresa e levando consigo aquele histórico de operações. 

Dessa forma, até que um novo colaborador desenvolva o know-how necessário sobre aquela área específica, todo o ciclo de operações do projeto fica mais extenso. Isso gera atraso nos projetos e pode culminar até mesmo em perda de prazos, onerando todo o sistema.

 

Como a tecnologia apoia a manutenção de plantas solares?

A tecnologia surge como uma grande aliada no setor de energia renovável não só do ponto de vista da eficácia comprovada do painel solar em si, mas, também, do ponto de vista da manutenção das plantas. Como vimos, é bastante complexo gerenciar um plano de manutenção em áreas vastas e cujos procedimentos não costumam estar bem documentados.

Considerando que grande parte das placas solares ficam em regiões rurais e em propriedades privadas, sem informações de navegação, ter uma tecnologia que permita o acesso a mapas que tragam informações — como ruas asfaltadas, por exemplo — e que permitam que o planejamento seja feito levando em consideração até dados climáticos traz eficiência às equipes de manutenção.

Com o apoio da tecnologia, as equipes serão mais eficientes na execução das atividades, podendo assim ter visibilidade do tempo de atendimento por tempo, alinhado ao tipo de problema, veículo ou até mesmo a região.

Além disso, as ferramentas tecnológicas cumprem três funções importantíssimas para a eficácia dos sistemas: integração com as demais soluções de gestão; registro completo das informações em plataforma centralizada; e geração de indicadores sólidos para guiar as operações futuras.

Assim, os planos preventivos na manutenção de plantas solares ganham mais acurácia e confiabilidade, de modo que as equipes possam atuar de forma precisa e orientada para aqueles sinais de falhas previamente levantados pelos softwares. A seguir, daremos mais detalhes sobre essas vantagens.

Integração com sistemas de gestão 

Um software especializado funciona de forma integrada com demais sistemas de gestão, recebendo a informação dos chamados e organizando a ordem do atendimento por ordem de prioridade, além de criar uma rota para guiar o colaborador até o ponto de atendimento. Isso facilita bastante a comunicação com o grupo e acelera os procedimentos, já que tudo é feito de forma automática.

Priorização de demandas

Além de emitir alertas automáticos e centralizar a comunicação, um sistema inteligente é capaz de priorizar as demandas. Isso acontece a partir da inteligência da ferramenta, que compreende todos os chamados existentes e programa a resolução conforme a regra de prioridades configurada pela empresa. 

Assim, é disponibilizada uma sequência de atendimentos inteligentes, de forma que as prioridades são atendidas com rapidez, evitando prejuízos com equipamentos parados por falta de manutenção. 

Registro de atividades 

Um software robusto favorece o registro das informações porque documenta todas as operações realizadas pelas equipes. Isso é feito a partir de funcionalidades como check-in e check-out de operadores. A partir desses recursos, é possível registrar os detalhes da manutenção realizada, como:

  • Tempo de atendimento do chamado;
  • Velocidade dentro do parque;
  • Tempo que o veículo ficou parado;
  • Tempo de atendimento por região, entre outros.

Esse armazenamento de dados da manutenção confere rastreabilidade aos processos e centralização da base de dados relacionada ao ciclo de vida dos projetos.

 

Integrações para manutenção de plantas solares: insights e inovação 

Como vimos ao longo do conteúdo, os diversos recursos das soluções integradas otimizam o processo de manutenção das plantas solares e dão confiabilidade às operações, além de gerarem insights valiosos para uma tomada de decisão ágil e assertiva.

Inclusive, uma das maiores vantagens do investimento em soluções tecnológicas é justamente a compilação de indicadores-chave que, a partir do histórico das manutenções, permitem que as equipes se antecipem a eventuais sinais de falhas nos sistemas.

Assim, os colaboradores conseguem intervir sempre em tempo hábil nas tratativas, aprimorando as operações em um percurso de melhorias contínuas. As soluções da 4Asset atuam nesse contexto, automatizando processos complexos para que os gestores possam aprimorar o gerenciamento de tarefas e prazos.

Além das soluções de gestão da 4Asset, o Grupo Verante também conta com a Near, solução de localização mais precisa para o negócio, e com a VisãoGeo, que presta serviços de consultoria para gestão de ativos, de modo que as equipes consigam cumprir as demandas prioritárias e aperfeiçoarem continuamente as manutenções. Ou seja, contando com as soluções certas, é possível fazer mais com menos recursos e em menos tempo. Quer saber mais sobre a gestão de parques eólicos e solares? Acompanhe nosso blog!