Você já parou para refletir em como pode ser complexo fazer a gestão patrimonial de uma companhia com grandes empreendimentos?
Pense em uma empresa gigante do setor elétrico. Daquelas que atuam tanto na geração quanto na transmissão de energia. Ou seja, possuem usinas hidrelétricas, eólicas, linhas de transmissão e subestações de norte a sul do país. Agora, imagine quantos terrenos e imóveis estão vinculados a essa rede ou localizados nas áreas de influência desses empreendimentos. O número certamente passa das centenas.
Vamos adicionar mais um fator: considere que essa empresa possui décadas de história e que, nesse período, as regulamentações patrimoniais e os sistemas cadastrais já passaram por diversas mudanças.
Como gerir esse histórico e controlar todas essas propriedades? Consegue imaginar a quantidade de planilhas e documentos envolvidos?
A situação pode parecer tão difícil de monitorar que, às vezes, parece mais fácil adiar a busca por uma solução. Mas, ao fazer isso, a empresa não está apenas abrindo mão da governança, está perdendo dinheiro.
A seguir, entenda como a inteligência de ativos pode ser uma aliada nessa gestão e como utilizá-la para gerar receita.
Inteligência de ativos explicada
Conforme já explicamos nesse texto aqui, a inteligência de ativos compreende usar dados e tecnologia para melhorar a eficiência operacional e garantir uma gestão patrimonial mais precisa.
Em outras palavras, ao invés de manter todos os dados referentes a um imóvel dispersos em planilhas e sujeitos a atualizações manuais (e erros!) constantes, é ideal contar com um sistema que otimize esse controle.
Como a inteligência de ativos pode gerar receita?
Agora voltamos ao ponto inicial: como uma solução de automação de fluxos e processos pode gerar receita?
Lembra da empresa do setor de energia, com décadas de história e centenas de imóveis e cadastros desatualizados para gerir? É comum que, nesse intervalo, muitas propriedades fiquem inservíveis: projetos são embargados, investimentos mudam de prioridade e alguns imóveis simplesmente perdem sentido para o negócio. Porém, com tantas outras demandas, dar um destino a esses ativos costuma ser postergado.
Com uma solução que automatiza a organização e a classificação dos status, documentações e históricos dos imóveis, é possível ter uma visão clara das oportunidades de geração de renda.
Sendo assim, um ativo parado por falta de acompanhamento pode ser rapidamente identificado, regularizado e até mesmo vendido ou arrendado, desbloqueando novos fluxos de receita. Além disso, ao reduzir gastos com atividades como monitoramento, pagamento de taxas e tributos, ou ações de prevenção e combate a invasões, a empresa economiza e libera orçamento para iniciativas mais estratégicas.
Automação no controle de ativos
Cada etapa do controle de um ativo pode ter um fluxo automatizado, responsável por organizar e orientar as atividades diárias de todos os participantes do processo. Dessa forma, garante às empresas acesso a informações atualizadas, prazos bem administrados e uma rotina operacional mais ágil.
Entre os principais benefícios dessa tecnologia está a possibilidade de gerar relatórios e indicadores em tempo real, fornecendo dados concretos para embasar decisões estratégicas.
Com os processos repetitivos automatizados, também se reduz a ocorrência de falhas humanas e a equipe ganha tempo para direcionar seus esforços para tarefas que realmente impulsionam o valor do negócio.
Specifor: precisão em gestão patrimonial
Vale destacar que uma solução ideal deve ir além da simples automação de processos. Ela precisa gerar insights estratégicos e oferecer funcionalidades que facilitem o dia a dia da equipe, por exemplo, a criação simplificada de formulários personalizados, a definição de regras de negócio específicas e a integração com outras plataformas utilizadas pela empresa, como ERPs e sistemas jurídicos.
Para abranger a gestão de ativos como um todo, além da área patrimonial, é essencial que a solução também comporte as dimensões fundiária, socioambiental e regulatória. E é aqui que o Specifor se destaca. Nosso software reúne todas essas características em uma única plataforma.
Se você quer adotar a inteligência de ativos na sua operação e começar a gerar receita com imóveis inservíveis, conte com o Specifor. Entre em contato com um especialista e saiba mais sobre os benefícios da solução.



