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Quais ferramentas para garantir a continuidade dos negócios no período de quarentena em casa?

                                                                                                                                                           
 
          Recentes problemas de ordem mundial têm revisitado a discussão de quanto as empresas estão preparadas para o home office. Quais ferramentas para garantir a continuidade dos negócios no período de quarentena em casa? Como configurar o trabalho de maneira eficiente?
          O coronavírus fez muitas empresas refletirem quão prontos estão, para a flexibilidade do trabalho na prática. As medidas destinadas a minimizar o risco de infecção e impedir a disseminação do vírus, afetam naturalmente as atividades diárias, incluindo a vida profissional. Juntamente com a quarentena ordenada como parte da prevenção, a impossibilidade de contato pessoal, reuniões, cancelamentos de seminários ou outros eventos. Com isso, o tema da flexibilidade do trabalho e uso da tecnologia na rotina remota nos negócios é o centro das atenções. Então, o que devemos fazer para garantir que o escritório em casa funcione bem? Como a tecnologia pode nos ajudar? E como garantir que as empresas ainda possam realizar suas atividades, embora em regime restrito? Como garantir a operação contínua da empresa nessa situação? Como é a solução de uma configuração controlada do trabalho em casa? Isso mudará a cultura corporativa conservadora?
 
Desafios para as empresas
 
              Reuniões por vídeo-chamadas simultâneas já são uma realidade mesmo para funcionários que trabalham alocados em suas empresas. Por esse mesmo caminho, muitas informações estão disponíveis e são armazenadas em nuvem (cloud), ou seja, a realidade das empresas, por mais que não percebam, já está diluída no ambiente virtual e o home office é só mais um passo.
       Muitas empresas ainda adotam um estilo de gerenciamento de cima para baixo, mais conservadora, em termos tecnológicos. Nesse cenário estão com dificuldades em lidar com os processos, transferência de arquivos, controles e outras funções. Mais um motivo para empresas investirem em plataformas e soluções para favorecer escritório on-line durante esse período, o que as tornará mais propensas a usar esses recursos no futuro. O surto do Covid-19 é apenas mais uma chance para as empresas reexaminarem seus processos de trabalho e o relacionamento entre empresas e funcionários e elevar a sua cultura corporativa para que sejam mutuamente benéficas.
               As soluções para gerenciamento, comunicação, interação entre todas as áreas, identificação de processos favorecem as funções quando realocados para o escritório em casa, dependendo da disponibilidade de sistemas, dados e informações de TI em formato eletrônico favorecem o monitoramento amplo e análise das etapas de atividades dos funcionários.
Há benefícios a longo prazo, no pleno funcionamento da empresa e de suas atividades de trabalho, mesmo após a situação atual:
Que vantagens isso traz?
 
1. Introdução de uma solução funcional de continuidade de negócios para trabalhadores que estão ou estarão em quarentena
2. Economia de custos ou “por que pagar remuneração salarial a funcionários que estão temporariamente impossibilitados de trabalhar quando podem e querem trabalhar”
3. Trabalho com atividades produtivas por terem todas as informações que precisam
4. Economia de tempo e flexibilidade com a automação de atividades para a eficiência de processos
         A prática não é novidade. Nos últimos anos, o avanço da tecnologia permitiu que mais empresas diversificassem seus regimes de trabalho nas funções que permitem tais mudanças, se adaptando inclusive à necessidade de repensar a mobilidade dos funcionários.
             Se essa prática de trabalho vai ou não “pegar”, uma coisa é certa para algumas empresas, as pessoas estão trabalhando muito mais, mas não funciona para todos. Essas mudanças vieram para quebrar paradigmas de quem não acreditava que é possível trabalhar de casa e ser produtivo ao mesmo tempo. Dado a importância das relações pessoais, um novo formato pode se apresentar.
              Para o home office, é importante a sincronia nos pontos de gestão, e a organização para funcionar. Manter um profissional dentro de um escritório requer investimentos consideráveis, o trabalho remoto contribui diretamente nas economias. Porém, ainda assim, é preciso continuar investindo seriamente em sua equipe, mesmo que esta trabalhe de forma remota. É fundamental a confiança entre líder e funcionário, além do estímulo à postura de autonomia com responsabilidade, valorizando que o colaborador seja protagonista em suas entregas e gerencie bem as suas atividades.
               A 4Asset lidera o mercado com as melhores soluções para uma governança territorial. Gera conexão entre diversas áreas e melhora a experiência do usuário em ter acesso a todas as informações referentes a gestão dos processos e gera economia de custo e tempo para as organizações. Soluções integradas e automatizadas para o impulso contínuo da participação no mercado de energia e mineração. Entende a flexibilidade e escalabilidade do atual cenário.
              Oferece suporte nas implantações complexas com recursos avançados em tecnologia mais abrangentes, para ajudar os clientes a conectar a governança em ambientes na nuvem. E quando não há ainda essa solução implantada, ajuda as organizações a superarem os desafios associados ao gerenciamento manual para essa inovação. Favorece a assertividade para as atividades críticas de negócios. Permite acesso remoto sob demanda independentemente para uma análise aprimorada das informações.
        A solução da 4Asset busca atender às importantes necessidades de disponibilidade que enfrentam diariamente, dada a natureza do setor de energia. Onde a ascensão dos conjuntos de colaboração e outras ferramentas de produtividade baseadas na nuvem capacita os funcionários a permanecerem produtivos quando fora do escritório, sustentando locais de trabalho descentralizados onde as pessoas não estão mais em suas mesas.
             Clientes optam por um software, haja visto a dificuldade em manter os dados atualizados com documentos em papeis e em planilhas. Gasta-se muito tempo com a edição e substituição de informações. Algumas vezes elas apresentam altas taxas de erro, falta de transparência, inflexibilidade, edições inadequadas e principalmente incerteza nos dados. Há a percepção que o uso de planilhas atrasa processos e prejudica os resultados por falta de precisão nas informações.
            Além de automatizar processos e fluxos de trabalho, um software quando bem estruturado pode também ser uma forma de visualizar resultados, e identificar problemas com mais agilidade. Com soluções personalizadas conforme a demanda e acessos a indicadores em painel. Permite integrar o sistema à infraestrutura local, sem precisar adaptar todos os processos ao sistema. A partir de 4 pilares principais, a 4Asset oferece soluções e ferramentas para lidar com os processos relacionados à governança fundiária, patrimonial, socioambiental e regulatória. Sendo uma referência no segmento de energia com tecnologias para as mais diversas questões associadas à execução fundiárias, com a melhor alternativa para gerir as questões dominiais, tributárias, ambientais, jurídicas e regulatórias.
             Em empresas de grande porte, diversos departamentos e processos acontecem ao mesmo tempo todos os dias. E é bastante comum que informações e dados sejam perdidos com o passar do tempo. No que se refere a obter Governança Territorial em empresas de mineração e energia, há maneiras para obter experiência positiva com o uso do escritório em casa, mesmo nesses tempos difíceis, para enfrentar a situação com eficiência.
O setor elétrico, está mudando rapidamente no Brasil e em todo o mundo, sendo considerada a infraestrutura do país. A busca por excelência em tecnologia e inovações aderentes à realidade diante desse novo momento, e às facilidades para as soluções a serem implantadas estão presentes nesse cenário. Viabilizar novos modelos de negócios é essencial para lidar com os desafios enfrentados no setor energético. Diante da crescente complexidade na governança patrimonial, fundiária, socioambiental e implantação de novos projetos, utilizar a automação de processos, GIS, BI e mobile gera inteligência, eficiência e segurança.
           O desafio atual é ampliar um horizonte para ver onde a tecnologia se cruza com o crescimento e a estratégia de negócios. A visibilidade no seu sistema de gerenciamento de práticas, combinada com o gerenciamento eficaz de documentos e fluxos de trabalho, são as chaves para o trabalho remoto prático. Gerenciar itens como datas de vencimento e agendar equipes para compromissos. E ter informações programadas, tornaram-se essenciais durante as ordens de permanência em casa.
Há uma nova leva de oportunidades, trazidas pela tecnologia, essa situação ainda mudará nos próximos anos na perspectiva nos modelos atuais de trabalho. Onde, trabalhar em casa está sendo uma oportunidade para equilibrar trabalho e a vida pessoal.
Desenvolvimento de Negócios e Comunicação: Jamille Callegari