Skip to main content
Grandes empreendimentos podem enfrentar problemas sérios quando o assunto é propriedade da terra. Saiba como identificá-los e resolvê-los.
A regulação da propriedade da terra pode ser um grande desafio para empresas que possuem muitos ativos imóveis. Gerir milhares de imóveis e saber a sua real situação fiscal, cadastral e física é um desafio enfrentado por muitas empresas no Brasil e no mundo.

A realidade brasileira é ainda pior: a governança fundiária está apenas nos seus primeiros passos para conquistar a posição que necessita para ter controle efetivo dos ativos imóveis. É comum que outros setores façam a gestão dessa parte, sobrecarregando os responsáveis e tornando as visualizações gerenciais e suas decisões muito mais difíceis.
No entanto, existe uma solução para o desafio da propriedade da terra e sua gestão: os Sistemas de Gestão Territorial. Eles permitem que todas as demandas e controles relacionados à parte fundiária saia das planilhas de Excel e entrem em um processo controlado e rigoroso, fornecendo uma visão panorâmica e, ao mesmo tempo, assertiva da situação dos imóveis.
Como implementar essa solução
Para que a solução do desafio da propriedade da terra através de um sistema seja implementada, pode ser necessário uma análise da situação dos imóveis da empresa, seu levantamento e regularização. Isso pode ser feito através de uma empresa de geotecnologia, muitas vezes indicada pela própria detentora do sistema.
Que tipos de imóveis o sistema pode gerir?
Quaisquer tipos. Não existe limitação quanto ao ramo de atuação, apesar de que os segmentos que mais o utilizam são o de geração e transmissão de energia e mineração. A quantidade de imóveis gerenciados no sistema por essas empresas variam entre 2 mil unidades a até 200 mil.
Quais as vantagens de um sistema do tipo?
O desafio da propriedade da terra vem muito da dificuldade do seu gerenciamento e acompanhamento. O sistema soluciona esse problema, permitindo que se acompanhe a situação total dos imóveis em tempo real. Prazos com impostos e risco de perda para união por esse motivo, por exemplo, tornam-se praticamente nulos.
Além disso, ele favorece a tomada de decisão estratégica, pois organiza as informações de maneira robusta e organizada. Dessa forma, a visualização de ativos imóveis excedentes que podem ser monetizados, convertendo-se em lucro para a empresa, fica clara. Algumas empresas, inclusive, já conseguiram viabilizar milhões com essa solução.
A propriedade da terra passa a ser a solução
Transformar obstáculos em oportunidades é justamente o fruto de qualquer boa gestão e isso pode ser feito através de ferramentas que permitam o que justamente um Sistema de Gestão Territorial como o sistema da 4Asset permite. Se você quer saber como isso pode ser realidade na sua empresa, como já é em 60% do mercado de mineração, fale com um consultor agora mesmo e saiba mais sobre essa solução única no mercado.