Skip to main content
Blog

Governança de bens imóveis: os passos corretos para a segurança

By 18 de setembro de 2019janeiro 10th, 2023No Comments
Empresas Investidoras experientes geralmente estão cientes de que a boa governança de seus ativos é a melhor ferramenta para obter o máximo de retorno e utilidade sobre os investimentos.
Em alguns momentos há a preocupação com o do o pré-investimento, mas a tarefa que consome a maior parte do tempo é a administração de todo o processo que envolve justamente esse período e a governança desses grandes empreendimentos.
O gerenciamento efetivo dos ativos imóveis de grandes empreendimentos é necessário para gerar resultados no andamento dos processos de trabalho respectivos ao empreendimento e a todas as referidas demandas. A administração de propriedades se desenvolveu por mais de meio século, mas pouca atenção foi dada à sua definição e origem. Provavelmente porque sua definição é trivial demais para a maioria das pessoas; elas relacionam gerenciamento de propriedades com segurança, limpeza e manutenção dessas posses, enquanto isso é muito mais do que a manutenção geral de uma instalação. Ela inclui o contrato e as responsabilidades sociais dos proprietários ou seus agentes para a com a comunidade e órgãos responsáveis.
Gestão de propriedade significa a manutenção e a gestão física, administrativa ou financeira de bens imóveis. O gerenciamento do uso e ocupação da propriedade implica na obtenção de licenças de instalação e operação para garantir as implementações e segurança dos empreendimentos. Esse processo permite lidar com todas as atividades do dia a dia que são centradas em torno do imóvel, inclusive na parte de manutenção.
A seguir, são apresentadas algumas etapas para a aplicação de governança de bens imóveis eficiente.
Diagnóstico e levantamento físico do inventário patrimonial
Inventário é a quantidade total de bens reprodutivos e não reprodutivos dos imóveis. Obviamente que preparar um inventário elaborado e atualizado, listando todos os materiais, incluindo acessórios em determinado espaço se trata de uma tarefa complexa e longa, mas nenhum material, por menor que seja, deve ser deixado de fora da lista.
Realize uma revisão do inventário com seus representantes competentes e peça-lhe que assine cópias. Alguns equipamentos e acessórios precisarão ser descritos com o máximo de detalhes, porque a qualidade irá determinar o valor da propriedade.
Elaboração de plantas georreferenciadas do imóvel
Desde os mais remotos tempos, há uma necessidade de indicação da localização e demarcação das propriedades privadas e públicas, configurando assim a importância das plantas georreferenciadas. O Sistema de Informação Geográfico (SIG) é um sistema de computador projetado para capturar, armazenar, manipular, analisar, gerenciar e apresentar uma variedade de dados espaciais e geográficos.O SIG é muito importante, especialmente quando se trata de planejamento. Ele tem sido usado em vários setores para ajudar no planejamento e monitoramento.
Uma vez demarcada espacialmente a localização do empreendimento, é importante que se faça o registro das estruturas construtivas existentes. A planta baixa é uma espécie de diagrama, contendo os espaços especificados por uso (seus acessos e circulação).
Cadastro de imóveis e regularização contratual
A regularização da posse da terra é um insumo para os sistemas de administração de terras, na medida em que incorpora suas informações cadastrais e de registro. Os benefícios econômicos produzidos pela regularização como resultado do aumento da segurança da posse da terra são apenas um subconjunto dos benefícios que podem ser alcançados através da administração efetiva da propriedade. Desta forma, ter um contrato e cadastro dos imóveis é imprescindível.
Assegurar os bens
É melhor ter uma apólice de seguro em uma propriedade rentável por meio de uma companhia de seguro respeitável. Os preços dos imóveis são mais voláteis nos mercados em alta do que nos mercados em baixa. O gerente de propriedade deve, portanto, tomar nota da maior taxa de volatilidade de propriedades com preços mais altos do que as de menor preço.
Monitoramento e fiscalização da propriedade
O mundo de hoje é caracterizado pela crescente porosidade das fronteiras, privatização de bens públicos, enfraquecimento das funções centrais do governo e declínio de seu poder de fazer cumprir a lei, bem como fragmentação do setor de segurança, que tradicionalmente pertencia ao Estado. A consequência desse processo é que os estados submeteram seu papel como único provedor legítimo e garantidor de segurança para empresas privadas de segurança e militares. Neste contexto, surge o setor de segurança privada como provedores não-estatais de segurança.
Sendo assim, contar com uma solução em governança de seus ativos imóveis, pode garantir a preservação patrimonial a longo prazo. Não são raros os casos de empresas que abandonam seus ativos imóveis no quesito da segurança da propriedade e acabam perdendo este espaço para invasores.
Manutenção da propriedade
Invista tempo e dinheiro para garantir que a propriedade esteja atualizada, bem conservada e atraente. Acima de tudo, verifique a estética, instalações, serviços, segurança e acessibilidade da propriedade, assim ela terá um valor agregado muito maior durante a sua venda. Também, deve-se observar aqui a manutenção tributária, uma vez que a falta de pagamento de impostos pode acarretar na perda do ativo que não está rentabilizando.
Ocupações irregulares
A intensidade da população entorno dos empreendimentos e a falta de planejamento e controle são uma das principais causas das ocupações irregulares enfrentadas por empresas que possuem grande número de ativos imóveis ociosos em seu portfólio. Aqui, novamente entra o item do monitoramento para preservar o bem.
Como promover a governança dos imóveis em minha empresa?
O gerenciamento é necessário para manter boas condições fundiárias das propriedades, bem como a manutenção adequada para manter suas qualidades intactas e aumentar seus valores.
O gerenciamento pode, ser definido como o processo para preservar ou aumentar o valor da propriedade, podendo gerar retornos no presente ou futuro, seja por meio do arrendamento das terras para outras pessoas ou empresas ou até mesmo sua venda para incremento no fluxo de caixa.
Empresas que possuem muitos imóveis geralmente possuem dificuldades no controle de todas as informações, datas e exigências. O controle por meios manuais, incluem-se aqui a alimentação de dados em planilhas, pode ser nada preciso, gerando acúmulo de informações controversas.
O sistema da 4Asset é um meio eficaz e extremamente confiável para o controle da situação dos seus bens imóveis. Através dele, você tem acesso a telas que mostram todos os detalhes geográficos e legais do seu empreendimento e ativos imóveis. Utilizando-o com inteligência, é possível, inclusive, detectar ativos que podem ser monetizados e gerar lucros para a empresa. Fale com um consultor 4Asset e conheça a solução que já atende as maiores empresas do setor de energia e mineração.