Skip to main content
 Hoje, estamos assistindo à evolução da economia do conhecimento para a era da inteligência em soluções, em todos os mercados, a nível mundial. Focando no mercado de energia elétrica, podemos observar as fortes transformações em andamento, impulsionadas por fatores relacionados à gestão de processos e indicadores, avanços tecnológicos como armazenamento de energia, recursos distribuídos, off grid, entre diversos outros, que tem promovido grandes mudanças na matriz elétrica, dando destaque as fontes renováveis, em especial eólica e solar.
     O Brasil acompanha essas mudanças e já se destaca no mercado mundial por possuir uma matriz energética com grande participação de fontes renováveis, destacando-se a forte participação da geração hidrelétrica e a expansão crescente das fontes eólica, solar e pequenas centrais hidrelétricas.
A redução estratégica de custos continua sendo um imperativo nas empresas de todo o mundo. Ao mesmo tempo, existe a percepção de que é preciso investir em novas tecnologias e soluções digitais para transformar suas operações, promover a expansão dos negócios e gerir profissionalmente seus ativos, a tanto tempo renegados a um segundo plano. E essas duas frentes, a de diminuição de custos e a necessidade de transformação no modelo atual de gestão, estão cada vez mais inter-relacionadas.
Não apenas para atender esse crescimento e as novas demandas das empresas, mas também otimizar os recursos, sofisticar as práticas de gestão e promover uma transformação nos processos de trabalho, surge a 4Asset, que rapidamente se torna líder de um setor praticamente abandonado pelas empresas: a Governança Territorial.
      A 4Asset é uma empresa de tecnologia que oferece poderosas soluções para gestão, controle e governança territorial, atendendo necessidades fundiárias, de patrimônio imobiliário e socioambientais, focadas nos mercados de Energia, Oil & Gás, Mineração, Infraestrutura e Governo. Em seu portfólio de clientes figuram empresas listadas, ano após ano, na lista das maiores empresas do país, detentoras de ativos de grande valor e complexidade. As soluções da 4Asset possuem uma abordagem única no mercado, englobando a gestão territorial em todo o ciclo de vida de um empreendimento. Da pesquisa de localização para instalação do mesmo, a liberação da área para sua implantação (cadastro, avaliação, negociação, pagamento, desapropriação, servidão, cessão de uso, arrendamento, aquisição, licenciamentos socioambientais…), passando por sua operação (doação, aluguel, alienação, monitoramentos diversos, inspeções, condicionantes, ações e programas ambientais, demandas sociais…), até seu descomissionamento.
    Com as soluções da 4Asset seus clientes passam a ter a possibilidade de gerir seus empreendimentos de forma profissional e personalizada, em tempo real (dashboard), com geração automática de relatórios, indicadores gráficos no BI e temáticos no GIS. Além disso, fornece a possibilidade de se coletar dados em campo através de aplicativo móvel. Com isso, elimina-se as milhares planilhas em uso para “gestão”, as inúmeras horas de busca e entendimento sobre os dados gerados no dia a dia, as milhares de horas para se gerar relatórios a gráficos manualmente, as perdas de prazos e controles, os atrasos nos empreendimentos, os milhares de reais gastos com a falta de uma gestão profissional. Minimiza prejuízos diversos e dá as empresas a possibilidade de focar no seu negócio principal.
           Mais importante que suas soluções, formada por uma equipe de especialistas em tecnologia e no negócio de seus clientes, a 4Asset está pronta para solucionar os mais diversos desafios em governança territorial, o que a torna um caso único em seu mercado de atuação. O resultado disso é estar hoje líder nacional em tecnologia para o setor, com uma representatividade de 40% de participação em carteira ativa. São mais de 51.000 MW de geração de energia, 34.000 km de linhas de transmissão e 290 parques eólicos geridos por nossas soluções.
      Estudos sobre projeções de expansão do setor, para os próximos dez anos, a partir do Plano Decenal de Expansão de Energia Elétrica (PDE 2015-2024), elaborado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), mostram, que o consumo nacional de energia elétrica na rede (excluindo a autoprodução) deverá atingir 692 TWh no fim de 2024, com taxa média de crescimento de 3,9% ao ano. A participação de hidrelétricas de grande porte deverá diminuir 8,8% no período, apesar do incremento da sua capacidade instalada de 9 GW. Os números reforçam a continuidade do perfil fortemente renovável da matriz elétrica brasileira. O trabalho aponta que, para sustentar essa expansão da geração de eletricidade, estão previstos investimentos totais de R$ 268 bilhões no período de 2015 a 2024. Ou seja, não podemos ficar parados!!! Precisamos acompanhar esse crescimento.
      Pensando nisso, a melhor forma de entender o porquê nossos clientes optaram pela 4Asset, foi estudar e pesquisar os motivos. Assim, o departamento de Desenvolvimento de Negócios e Comunicação da 4Asset, conduziu uma pesquisa para Diretoria Comercial, utilizando a base de informações do CRM da empresa, analisando e considerando todo o levantamento e andamento dos negócios fechados e perdidos, o entendimento e planejamento para a tomada de decisão e ainda as oportunidades existentes para a expansão de sua carteira de clientes. O resultado do estudo apontou três fatores motivadores principais que levaram as organizações a investir nas soluções 4Asset: 1) a necessidade de modernização na gestão e governança dos ativos imobiliários, socioambientais e regulatórios dos empreendimentos; 2) a necessidade de respostas, em tempo real, sobre esses temas através de relatórios e indicadores gerenciais e operacionais; 3) o controle e ganho de eficiência operacional.
      O resultado do estudo pôde ser comprovado no Workshop sobre Gestão Patrimonial promovido pela CTG, Isa CTEEP e Aneel, em agosto último. Evento focado nas melhores práticas e aprendizados sobre a governança territorial de empreendimentos, seja para gestão de bordas de reservatórios e/ou faixas de linhas de transmissão. Os debates circularam entre os aspectos regulatórios, inovação tecnológica, relacionamento com comunidades e geotecnologias aplicadas à gestão. A Coordenadora do Comitê de Geoprocessamento da Eletrosul, Cleice Edinara Hübner, apresentou o “Sistema de Gestão Fundiária e Ambiental da Eletrosul” – SIFA, um produto da 4Asset. Segundo a coordenadora, “com o sistema, a Eletrosul obtém visibilidade da operação em tempo real, contribuindo com maior segurança para a tomada de decisão”. Ela apresentou os desafios do projeto de implantação e os resultados já obtidos. Mostrou que antes da implantação do sistema, os profissionais não tinham controle efetivo sobre os processos e acabavam encontrando obstáculos significativos ao tentar realizar as pesquisas e acessos a documentos importantes, situação esta, que vem sendo solucionada com a automação de processos, formulários, gestão documental, geração de indicadores, relatórios e a extensa base de dados unificada.
      Segundo o diretor comercial da 4Asset, Marcelo Tavarone, “os grandes empreendimentos estão sob crescente pressão em busca de eficiência e redução de riscos, sejam eles financeiros, de engenharia, ou, em especial, socioambientais, que afetam em cheio as comunidades, o meio ambiente e a imagem das empresas. Em resposta, as empresas estão buscando a adoção de soluções tecnológicas, fáceis de serem implantadas e parametrizadas, que promovam uma revolução em seus controles e processos, integrem áreas de negócios e sistemas, e reduzam o tempo de conclusão das milhares de tarefas e ações a serem executadas. A 4Asset certamente tem papel fundamental quando se pensa nesses fatores”.
    Continua Marcelo, “para aqueles que ainda não são nossos clientes e operam grandes empreendimentos, que se relacionam e impulsionam a sociedade – riscos, leis, impostos, regulação, conformidade, governo e mídia – e enfrentam crescente complexidade à medida que a regulamentação evolui, a exigência de investimentos em novas tecnologias aumenta ano após ano. Não se pode ter confiabilidade na gestão através de planilhas, e-mails e telefone. É preciso sistematizar todo o processo de governança territorial, seja nos aspectos fundiários, de patrimônio imobiliário, social, ambiental e/ou regulatório. A sistematização pode não estar na pauta da Diretoria hoje, mas entrará quando se perceber que se tem perdido dinheiro ou quando a imagem da empresa for manchada por problemas advindo de riscos mal geridos. Infelizmente quando isso ocorre, se percebe que a profissionalização da gestão com a sistematização poderia ter minimizado ou até evitado os riscos”.
     As soluções da 4Asset permitem aos analistas, coordenadores, gerentes, diretores e demais usuários, trabalharem a qualquer hora, de qualquer lugar, utilizando uma plataforma operacional global totalmente integrada. Além disso, os clientes que utilizam as soluções da 4Asset, contam com uma verdadeira consultoria especializada na governança integral de seus ativos imobiliários, quando a aspectos fundiários e socioambientais.       Os especialistas da 4Asset reúnem informações, projetos e insight para desvendar situações complexas, treinar todos os envolvidos e promover operações assistidas pós implantação das soluções. A 4Asset acompanha e apoia o desenvolvimento do conhecimento no setor elétrico, onde sua expertise proporciona uma vantagem competitiva, sendo considera a empresa de tecnologia mais confiável do setor.
     Saiba mais sobre as soluções da 4Asset, utilizadas pelas maiores empresas do setor e seu o poder transformador na gestão e governança territorial.
Desenvolvimento de Negócios e Comunicação 4Asset: Jamille Callegari