A regularização dos ativos imobiliários contribui para uma gestão patrimonial mais eficiente e segura. No entanto, um dos grandes desafios envolve juntar todas as informações necessárias e manter o processo adequado à distância, ou seja, sem a necessidade de enviar colaboradores para fiscalização.
Se você reconhece este cenário, saiba que é possível contar com soluções que ajudam a otimizar e agilizar o acompanhamento em tempo real dos ativos. A seguir, entenda a importância da regularização e como uma consultoria especializada ajuda neste processo.
A importância de manter os ativos imobiliários regularizados
Manter os ativos imobiliários regularizados é fundamental para qualquer negócio. Sem isso, fica difícil viabilizar operações como venda, aluguel ou qualquer investimento no imóvel, por exemplo.
Nesse sentido, a regularização destes ativos proporciona segurança jurídica, garante a valorização da propriedade e evita problemas futuros que possam surgir devido à falta de documentação adequada ou conformidade com as normas legais.
Por sua vez, a valorização do patrimônio é um efeito direto da regularização imobiliária. Um imóvel com todos os documentos em dia e em conformidade com as normas legais tende a ser mais atraente para potenciais compradores e locatários, resultando em uma maior valorização no mercado.
Um imóvel irregular pode gerar multas, interdições e até mesmo a perda da propriedade a depender do caso. Portanto, realizar uma gestão territorial, a fim de manter os ativos imobiliários regularizados, resulta em melhoria no planejamento estratégico e tomada de decisões.
Leia também: Como realizar uma gestão fundiária eficaz?
Quais as formas de regularização de imóveis?
Imóveis regularizados podem passar por diferentes processos legais. É o caso da averbação de construção, por exemplo, que consiste em oficializar as alterações realizadas em um imóvel. Quando não há averbação na matrícula, é possível que a construção tenha sido executada sem autorização, o que pode gerar riscos.
Além disso, a regularização de obras é outra forma de tornar um imóvel legal conforme as normas públicas. Nesse caso, as obras passam pela inscrição no Cadastro Nacional de Obras (CNO) que serve para que, ao fim, obtenha-se a certidão de regularidade fiscal pela execução da edificação.
Alguns dos documentos exigidos neste processo são a matrícula, projeto arquitetônico e estrutural, a ART – Anotação de Responsabilidade, a licença ambiental e o próprio registro do Cadastro Nacional de Obras.
Há ainda o desmembramento e a unificação de lotes, que são procedimentos que visam separar ou expandir as áreas. Para isso, é necessário fazer a solicitação junto à prefeitura, atendendo aos requisitos legais para mudanças das características do terreno em questão.
Entre os documentos solicitados para fazer esse processo estão a planta original aprovada, com validade de 180 dias, memorial descritivo com a área remanescente e a que será desmembrada ou unificada, ART ou RRT assinadas pelo profissional responsável, entre outros.
Como uma consultoria especializada pode ajudar nesse processo?
Regularizar os imóveis é desafiante, especialmente considerando todos os processos burocráticos, documentos e medidas exigidas pelos órgãos públicos para tal. Por isso, contar com o apoio de soluções especializadas pode ser uma alternativa relevante.
Por exemplo, para garantir um processo de regularização dos ativos imobiliários com eficiência e agilidade, as soluções de uma consultoria especializada como a VisãoGeo podem ajudar. A seguir, conheça os benefícios das soluções oferecidas:
Diagnóstico patrimonial
A VisãoGeo realiza todo o diagnóstico patrimonial, conduzindo processos com alto nível de capacidade técnica. Assim, a empresa auxilia nas etapas:
- Análise Dominial;
- Cartográfica e Fiscal;
- Geoprocessamento e Levantamentos Topográficos.
Regularização fiscal e fundiária
Em seguida, o projeto para regularização fiscal e fundiária é encaminhado com a inclusão de serviços realizados em campo. O intuito é a obtenção da escritura pública e atendimento ao INCRA, CAR e IPTU/ITR. Com isso, os imóveis ficam aptos para gestão ou venda dessas propriedades.
Gestão automatizada
Para completar, é realizada uma consultoria de governança fundiária que contempla diversas atividades e processos. Para facilitar a padronização e o acesso dos dados e informações necessárias é possível contar com a 4Asset, um sistema feito especialmente para governança territorial.
Como isso, manter a regularização dos ativos imobiliários é imprescindível para viabilizar o uso dos imóveis e obter maior controle sobre as operações. Para conhecer mais detalhes sobre o sistema de gestão fundiária da 4Asset confira este conteúdo.