Skip to main content

A atuação de grandes empresas, atualmente, envolve também a responsabilidade de prevenir e reduzir os impactos ambientais causados pelas suas atividades produtivas. Para isso, uma ferramenta aliada é a auditoria ambiental, ferramenta que possibilita uma análise da saúde ambiental da empresa, além da identificação de riscos de possíveis danos ambientais. 

A gestão socioambiental vem ganhando maior centralidade na gestão de empresas, sendo a auditoria ambiental, hoje, uma ferramenta essencial para avaliar e otimizar as operações em relação ao seu impacto no meio ambiente.

A realização de auditorias ambientais não apenas garante a conformidade com as normas e regulamentações, mas também oferece uma oportunidade para as empresas se destacarem em responsabilidade corporativa e sustentabilidade. 

Nesse sentido, a auditoria ambiental é uma ferramenta que visa validar, conferir, acompanhar e verificar as diretrizes aplicadas pelo ESG. A seguir, entenda o que é essa ferramenta e seus benefícios para a empresa.

O que é auditoria ambiental?

No Brasil, os processos de auditoria são orientados pela ISO 19011, norma que direciona os princípios, gestão e realização de auditorias, tanto do sistema de gestão ambiental quanto da qualidade.

A norma define auditoria como “um processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos”.

Essa auditoria deve seguir alguns princípios e critérios que a tornam uma ferramenta eficaz e confiável para apoiar a gestão e seus controles, possibilitando que os pontos de melhoria sejam identificados e a organização possa melhorar seu desempenho.

Ou seja, assim como em outros tipos (fiscal, contábil, trabalhista etc.) a auditoria ambiental tem como objetivo indicar se o desempenho ambiental da empresa em um período atende aos critérios e exigências legais. Logo, trata-se de uma ferramenta fundamental da qual empresas dispõem para garantir a conformidade com os princípios ESG.

Gestores experientes têm a consciência de que novas leis são propostas diariamente visando a proteção ambiental e tais questões são cada vez mais relevantes para os seus clientes, sócios e investidores. Por isso, fazer a auditoria ambiental de forma regular é a melhor forma de garantir a conformidade legal e ambiental da empresa.

Como ela funciona?

O processo de auditoria ambiental pode ser dividido em algumas etapas que envolvem a apresentação do processo, o entendimento da unidade e da gestão no dia a dia, a coleta de dados e evidências e, por fim, a apresentação dos resultados obtidos.

Elas podem se dar de forma interna (quando a própria empresa realiza a auditoria) ou externa (quando outra empresa especializada é contratada para realizar a auditoria). Existem ainda as auditorias de terceira parte, organizadas por agentes independentes de forma compulsória em caráter preventivo.

Enquanto instrumento de fiscalização e correção de problemas, as auditorias ambientais podem funcionar com avaliações em aspectos distintos, como fontes de poluição, medidas de controle e prevenção de danos, uso racional de energia e água, entre muitas outras.

Leia também: Gestão de documentos para auditorias

Quais são os tipos de auditoria ambiental?

Para entender de forma mais direta como a auditoria ambiental é realizada, ela ainda pode ser dividida em diferentes tipos, sendo os principais:

  • Auditoria de Conformidade Legal: Avalia as práticas da empresa de acordo com a legislação ambiental, licenças e processos de licenciamento. Normalmente é aplicada antes da solicitação de uma licença ambiental para evitar penalidades posteriores;
  • Auditoria de Avaliação de Desempenho Ambiental: Avalia o desempenho de empresas por meio de indicadores ambientais, tais como quantidade de poluentes, geração de resíduos e consumo de recursos naturais;
  • Auditoria de Responsabilidade: Avalia os passivos ambientais de empresas, que são determinados como a soma de obrigações ambientais que a empresa tem em função da compensação por impactos causados ao meio ambiente e à sociedade local;
  • Auditoria de Descomissionamento: Busca verificar os riscos ambientais decorrentes do encerramento das atividades produtivas de empresas;
  • Auditoria de Cadeia Produtiva: Avalia e fiscaliza todos os processos, etapas, atividades e serviços desenvolvidos na cadeia produtiva de um produto visando a detecção de possíveis riscos ambientais;
  • Auditoria Pós-acidente: Realizada após a ocorrência de acidentes ambientais com o objetivo de detectar possíveis causas e consequências e de apontar as medidas mitigadoras de danos;
  • Auditoria de Sistema de Gestão: Visa fiscalizar o cumprimento de exigências legais, atestando o cumprimento dos requisitos de um sistema de gestão ambiental efetivo e garantindo certificação ambiental às empresas.

https://www.high-endrolex.com/13

Quais os benefícios da auditoria ambiental para a sua empresa?

Realizar uma auditoria ambiental traz alguns benefícios imediatos para as empresas. Esses benefícios vão além da conformidade legal, incluindo pontos como o reconhecimento e a valorização no mercado. 

A auditoria é uma ferramenta que permite analisar a saúde ambiental da empresa, identificando possíveis riscos que possam se tornar danos ambientais. Aplicar essa ferramenta em uma empresa confere algumas vantagens, como as que listamos a seguir: 

  • Garantia do registro das conformidades e não conformidades com a legislação;
  • Mapeamento dos riscos e definição de planos para prevenção de danos ambientais;
  • Aumento da conscientização ambiental dos gestores e colaboradores;
  • Facilitação da alocação de recursos voltados à proteção do meio ambiente;
  • Minimização dos recursos utilizados e no impacto gerado pela empresa;
  • Melhora na reputação da empresa diante do público interno e externo;
  • Promoção de uma conexão entre as informações de diferentes unidades da empresa;
  • Potencialização da implantação da qualidade ambiental.

Assim, a auditoria verifica se a empresa está em conformidade com os padrões ambientais, reduzindo as possibilidades de acidentes, dentre outros aspectos. A fim de assegurar a efetividade da auditoria, é fundamental realizá-la através de ferramentas inteligentes, para garantir a confiabilidade dos dados e o monitoramento de indicadores em tempo real.

 

Como se preparar para uma auditoria ambiental?

Para garantir que a sua empresa aproveite ao máximo os benefícios citados anteriormente, é necessário que haja uma preparação adequada para uma auditoria ambiental bem sucedida. Nesse caso, uma das boas práticas envolve conhecer as leis, regulamentos e normas ambientais aplicáveis.

Outro fator importante é o treinamento da equipe, seja para realizar as auditorias, caso sejam internas, ou para interagir com eficiência com os auditores externos. Também é válido fazer um mapeamento de riscos ambientais para um gerenciamento adequado.

Por fim, a preparação para a auditoria ambiental envolve manter um registro organizado de todos os dados e informações relacionados. Nesse caso, soluções como a da 4Asset podem ser grandes aliadas, ao garantir que os registros sejam mantidos de maneira digital, organizada e acessível.

A solução 4Asset possibilita a gestão do processo de auditoria com vantagens que vão desde o controle e automação de processos, geração de relatórios, organização de prazos até o acompanhamento de indicadores, garantindo a tomada de decisões estratégicas e assertivas para o empreendimento.

A auditoria ambiental acaba garantindo o crescimento e o desenvolvimento sustentável no médio e no longo prazo. Se não sabia da importância da auditoria ambiental e quer receber mais informações que vão ajudar na gestão da sua empresa, confira o e-book: Como a governança territorial é influenciada pelos princípios ESG.