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Os processos de compliance no setor de energia são fundamentais para assegurar uma operação legal. No âmbito da gestão fundiária, isso se aplica à aquisição, uso e gestão de ativos imobiliários para evitar não conformidades que possam resultar em penalidades legais, danos à reputação ou outras consequências negativas.

Para lidar com o enorme volume de dados sobre os territórios, é preciso contar com um sistema organizado e automatizado. Muitas vezes, é um desafio monitorar e garantir que todas as propriedades estejam regulares, seja em parques eólicos, linhas de transmissão ou usinas hidrelétricas, por exemplo. 

Neste caso, a automação de processos de gestão fundiária contribui para o compliance, pois facilita o acesso a informações precisas.

Os desafios do compliance nos processos de gestão fundiária do setor elétrico e como resolvê-los 

Para começar, trata-se de um setor altamente regulamentado que conta com grande relevância social e ambiental. Por isso, os processos de gestão fundiária relacionados ao compliance no setor elétrico apresentam desafios significativos devido à complexidade das questões envolvidas e o volume de dados a gerenciar. 

Nesse sentido, a falta de organização e centralização dos processos pode ocasionar perda de prazos e informações importantes. Isso porque, geralmente, a comunicação é feita em diferentes canais como e-mail, planilha ou telefone. 

Com isso, há dificuldade de garantir precisão dos dados e acompanhamento eficiente por todas as partes interessadas. O que se torna um problema especialmente quando há a necessidade de compartilhar informações com órgãos fiscalizadores ou tomar decisões ágeis em gestão de crise.

Por exemplo, muitos projetos do setor de energia lidam com desapropriação, sendo preciso gerenciar os procedimentos que envolvem as comunidades afetadas. Acompanhar mais de mil propriedades em uma planilha que precisa constar dados como status de contrato, detalhes de visitas, avaliações e pagamentos, pode ser complexo e passível de erros

Além disso, essas mesmas mil propriedades trazem outras questões para a gestão fundiária, como arrendamentos, doações e possíveis invasões. Gerenciar todos esses processos em planilhas aumenta consideravelmente a chance de erros, extravio de informações e perda de prazos. 

O ideal seria cadastrar todos os dados em um sistema único que seja capaz de gerar relatórios e oferecer indicadores claros e completos para uma gestão eficaz. É exatamente uma das funcionalidades oferecidas pelo sistema da 4Asset.

Com a 4Asset, é possível cadastrar e centralizar tudo em um sistema que permite workflow, integrando pessoas internas e externas envolvidas no processo. Além disso, o sistema conta com notificações e indicadores automáticos que facilitam o monitoramento.

Confira: Como o 4Asset Enterprise apoiou na estruturação dos processos ambientais, fundiários e patrimoniais da Eletronorte

Como a 4Asset otimiza os processos de gestão fundiária e contribui com o compliance no setor de energia 

A 4Asset tem o objetivo de simplificar a rotina de controle e gestão fundiária. Isso é feito com soluções de automação de processos altamente parametrizáveis e sob medida para a sua empresa.

O setor de energia pode usar o sistema para acompanhar a prospecção e oferta de área de desapropriação, processo de regularização fundiária, bem como avaliação imobiliária, liberação de área e negociações com proprietários para aquisição, entre outros.

Manter o compliance no setor de energia, especialmente quando se trata de aspectos da gestão fundiária, pode ser mais prático e simples com a 4Asset. Veja a seguir algumas das contribuições que o sistema oferece:

Criação e automação de fluxos 

A plataforma permite a organização e gerenciamento de tarefas, prazos, responsabilidades, regras de negócio, exigência de dados e informações, aprovações, entre outros processos.

Integração de informações 

A 4Asset facilita a integração de dados de diferentes fontes, proporcionando uma visão unificada e abrangente das operações relacionadas à gestão fundiária e contribuindo para o compliance no setor de energia.

Por exemplo, caso haja alguma inspeção ou visita de campo, é possível acessar e cadastrar os dados no aplicativo móvel. Isso permite que as informações não se percam em e-mails ou planilhas e sejam atualizadas em tempo real.

Geração de indicadores e relatórios precisos

Relatórios e indicadores de desempenho fornecem dados concretos e análises que ajudam os gestores a tomar decisões informadas. Ao longo do tempo, eles podem ajudar a identificar tendências e padrões relevantes para a gestão fundiária. 

Gestão completa

Para além da gestão fundiária, a 4Asset também gerencia todo o ciclo de vida do empreendimento, abrangendo áreas como gestão de ativos imobiliários, governança regulatória e socioambiental. Isso proporciona uma abordagem integrada para o gerenciamento de projetos no setor de energia.

Ao oferecer um sistema completo para a gestão de processos e conformidade regulatória, a 4Asset torna mais simples e prático manter o compliance no setor de energia. Agende uma demonstração e veja como a 4Asset pode auxiliar o seu negócio.